Câmara de Maringá conclui sua atuação na Expoingá 2026 com avaliação de serviços prestados e iniciativas educativas

Tempo de leitura: 2 min

A Câmara Municipal de Maringá apresentou um relatório sobre suas atividades durante a Expoingá 2026. Segundo informações do órgão, o estande do Legislativo atraiu mais de 35 mil visitantes ao longo dos 11 dias do evento, com cerca de 10 mil deles se envolvendo diretamente nas ações interativas e serviços oferecidos.

O estande funcionou como um ponto de atendimento descentralizado, onde os parlamentares se alternaram diariamente para ouvir sugestões e demandas da população sobre diversos assuntos, incluindo saúde, infraestrutura, segurança e mobilidade urbana. Além disso, as equipes da Ouvidoria da Câmara e da Procuradoria da Mulher forneceram orientações e assistência aos visitantes que passaram pelo parque de exposições.

Priorizar ações educativas foi uma das metas do estande, que teve como objetivo explicar aos participantes as funções técnicas do parlamento, como a criação de leis e a supervisão das atividades do Executivo. Sob a direção de Joaquim dos Santos, a Escola Legislativa envolveu mais de 930 alunos da rede estadual em dinâmicas que promoveram a participação política. Em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), os estudantes fizeram parte da iniciativa “Arena da Democracia”, que também contou com a presença de vereadores mirins e participantes do Parlamento Jovem.

Para atrair o público jovem, o estande utilizou tecnologia avançada, como óculos de realidade virtual que proporcionavam uma experiência imersiva nas instalações físicas da Câmara. Também foram oferecidos jogos e quizzes interativos sobre cidadania. Durante o evento, autoridades estaduais e federais visitaram o local, incluindo o governador Ratinho Júnior e o presidente da ALEP, Alexandre Curi.

A vereadora Majô, presidente da Câmara, destacou que a participação na feira é fundamental para aumentar a transparência e dar visibilidade ao trabalho dos vereadores fora do ambiente tradicional do plenário.

Além disso, ela anunciou que as metodologias de atendimento utilizadas durante o evento serão mantidas por meio do programa “Câmara de Vereadores Mais Perto de Você”. Este projeto institucional visa levar equipes técnicas e ações educativas para diferentes bairros e regiões periféricas de Maringá ao longo do ano.

O post sobre a participação da Câmara de Maringá na Expoingá 2026 com um balanço das atividades educativas e atendimentos foi publicado pela primeira vez no Maringá Post.

By Balcão da Notícia

Deixe um comentário

Related Posts