Iniciativa sugere criação de portal de entrada em Maringá, mas proposta precisa de ajustes antes da aprovação

Tempo de leitura: 2 min

Na Câmara de Maringá, um projeto de lei busca viabilizar a criação de um portal de entrada para o município, com o objetivo de reforçar a identidade urbana e promover o turismo local. Contudo, a proposta ainda não avançou nas etapas legislativas, tendo sido devolvida ao vereador Odair Fogueteiro, seu autor, na quarta-feira (5), para ajustes.

Denominado Projeto de Lei nº 18.292/2026, o texto estabelece parâmetros para a construção deste portal, que deverá ter uma abordagem arquitetônica e turística. Locais sugeridos para sua instalação incluem áreas próximas ao cruzamento das avenidas Alexandre Rasgulaeff e Kakogawa, além da região do Parque Alfredo Nyffeler. A escolha do local definitivo ficará a cargo do Poder Executivo.

Conforme delineado na proposta, o projeto prevê que o portal adote uma arquitetura contemporânea que reflita elementos da natureza, cultura e identidade de Maringá. Além disso, são sugeridos materiais resilientes como concreto aparente, aço corten e vidro temperado para sua construção.

Outro aspecto importante é a inclusão de iluminação cênica em LED, com a possibilidade de alteração nas cores em datas festivas e campanhas institucionais. O projeto também menciona a criação de jardins com espécies nativas, painéis digitais informativos e QR Codes que ofereçam dados turísticos interativos aos visitantes.

A proposta ainda determina que a identidade visual do portal remeta a ícones da cidade, como a Catedral e as araucárias, além de elementos que representem agricultura, inovação e desenvolvimento sustentável.

Ademais, o projeto especifica que a construção deve obedecer às normas de acessibilidade e pode ajudar na valorização urbanística da área. Também será necessário garantir uma infraestrutura adequada aos sistemas municipais de monitoramento.

Não foram apresentadas estimativas sobre custos ou prazos de execução no texto; apenas foi mencionado que os gastos devem ser cobertos por dotações orçamentárias existentes, podendo ser suplementadas se necessário.

Antes de seguir para análise nas comissões da Câmara Municipal, será necessário que o autor reapresente o projeto após realizar as revisões solicitadas.

O post Projeto propõe construção de portal de entrada em Maringá, mas texto volta ao autor para revisão apareceu primeiro em Maringá Post.

By Balcão da Notícia

Deixe um comentário

Related Posts