Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, para assumir interinamente a pasta. A nomeação foi oficializada na publicação do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (9).
Almeida Neto passa a ocupar o cargo após a saída do então ministro Ricardo Lewandowski, que pediu demissão ao presidente na quinta-feira (8). Lewandowski estava à frente do ministério desde fevereiro de 2024 e alegou motivos pessoais e familiares para sua decisão.
Em sua carta de despedida, o ex-ministro destacou seu comprometimento e responsabilidade no exercício do cargo, mencionando os desafios políticos, conjunturais e orçamentários enfrentados durante sua gestão no ministério.
- Receba todas as nossas notícias pelo Whatsapp.
- Siga o Maringá Post pelo Instagram.
Perfil do ministro interino
Antes de assumir interinamente o Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta. Com experiência anterior como secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aprovação como secretário-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Almeida Neto possui uma sólida formação acadêmica, com doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e atuação como professor na mesma instituição.
No setor privado, ele acumulou o cargo de diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) por oito anos, trazendo uma perspectiva diversificada para seu papel no governo. A nomeação tem caráter temporário até a definição do novo titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública pelo governo federal.
Fonte: Agência Brasil
O post Presidente Lula nomeia secretário-executivo como ministro interino da Justiça apareceu primeiro em Maringa Póst – Independente, sempre.
