Maringá lança iniciativa “Verão sem Dengue” para conscientizar sobre prevenção durante as férias

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com o período de férias e o verão, marcado por altas temperaturas e aumento das chuvas, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo neste mês de janeiro a campanha “Férias Sem Dengue”.

O objetivo da iniciativa é reforçar a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

  • Receba todas as nossas notícias pelo Whatsapp.
  • Siga o Maringá Post pelo Instagram.

O verão proporciona condições favoráveis para a disseminação do mosquito, devido ao calor e ao acúmulo de água da chuva em recipientes descobertos, calhas, pratos de plantas e objetos descartados de forma inadequada, favorecendo a formação de criadouros. Durante as férias, quando muitas pessoas viajam ou alteram sua rotina, o risco de água parada em residências aumenta.

“O período de férias demanda atenção redobrada das pessoas. Com as chuvas frequentes do verão, qualquer descuido pode resultar em água acumulada e, portanto, na proliferação do mosquito. Um simples prato de planta, uma calha entupida, bebedouros de animais domésticos ou um recipiente esquecido no quintal são suficientes para colocar toda a vizinhança em risco”, alerta o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Apesar dos avanços alcançados no último ano, a luta contra a dengue precisa ser constante. “Em 2025, Maringá registrou uma redução de mais de 80% nos casos de dengue em comparação com o ano anterior, o que evidencia que as ações de prevenção e o engajamento da população funcionam. No entanto, a dengue não tira férias. Precisamos manter os cuidados diariamente, especialmente durante o verão”, reforça Nardi.

No âmbito da campanha “Férias Sem Dengue”, os agentes de combate às endemias estão intensificando as visitas domiciliares, as orientações à comunidade e as ações educativas em diferentes regiões da cidade. A Secretaria de Saúde também recomenda que os moradores realizem inspeções semanais em suas casas, eliminando qualquer foco de água parada. “O combate à dengue é uma responsabilidade coletiva. Cada morador desempenha um papel fundamental para evitar a reprodução do mosquito”, comenta Nardi.

O post Maringá realiza campanha ‘Férias Sem Dengue’ e reforça importância da prevenção durante o verão apareceu primeiro em Maringa Póst – Independente, sempre..

By Balcão da Notícia

Deixe um comentário

Related Posts