Trump diz que vai vetar projeto de lei que acabaria com declaração de emergência na fronteira

0
62

Presidente fez declaração de emergência com objetivo de usar fundos federais sem aprovação dos congressistas para construir muro na fronteira com o México.


Donald Trump durante encontro na Casa Branca nesta quarta-feira (13) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Donald Trump durante encontro na Casa Branca nesta quarta-feira (13) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (14) que irá vetar a legislação que encerraria sua declaração de emergência nacional na fronteira dos EUA, caso o projeto seja aprovado no Senado norte-americano.

“Estou preparado para vetar, se necessário”, disse Trump em um tuíte matutino enviado enquanto o Senado se preparava para adotar a medida nesta quinta.

Dinheiro para o muro

Trump declarou emergência nacional para financiar a construção de um muro na fronteira com o México já que o orçamento aprovado pelo Congresso não previa U$ 5,7 bilhões para esse fim.

Os democratas, que têm maioria na Câmara dos Deputados, se recusaram, fazendo o mandatário optar pela declaração de emergência, que na prática dá ao presidente permissão para usar fundos federais sem aprovação dos congressistas.

Nesta quinta, Trump voltou a criticar a oposição, dizendo que os democratas se recusam a ver “morte, crime, droga e tráfico humano” que acontecem na fronteira sul do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui