
A EA Sports anunciou na última terça-feira, 04, mais um trailer do FIFA 21, exibindo novidades na gameplay e na inteligência artificial dos jogadores. Uma das mudanças mais polêmicas, no entanto, ficou por conta da remoção de duas das comemorações mais populares do jogo. As celebrações “Shhh”, nas quais o jogador que faz o gol manda a torcida rival calar a boca, e a “A-OK”, que era comumente feita pelo meia Dele Alli, mas recentemente foi incluída na lista de símbolos de ódio racial, foram banidas do game. O objetivo, segundo a EA, é diminuir a “toxicidade” dentro dos jogos, um ponto de muita crítica por parte da comunidade.
O termo é usado no universo dos games para se referir àqueles jogadores que tentam, de maneira provocativa e intencional, prejudicar a experiência de seus oponentes em partidas online. O executivo-geral de gameplay do FIFA 21, Sam Rivera, já havia comentado nas últimas semanas que este era um ponto focal da desenvolvedora.

A comemoração “A-OK” era comumente feita por Dele Alli, do Tottenham
Por causa do mesmo motivo, as cenas dentro do FIFA 21 também serão menores, evitando que jogadores “arrastem” e “alonguem” as partidas apenas para irritar o adversário. Os novos tempos de cenas são:
- Pontapé inicial: 10 segundos
- Lateral: 12 segundos
- Tiro de meta: 15 segundos
- Escanteio: 15 segundos
- Pênalti: 15 segundos
- Falta: 20 segundos
Das principais mudanças anunciadas na gameplay, destacam-se os dribles com a bola próxima ao pé, a possibilidade de direcionar os companheiros de time para fazer corridas sem a bola e a a melhoria na inteligência artificial dos jogadores. Agora, os melhores atacantes, por exemplo, controlarão suas arrancadas para evitar o impedimento, enquanto os principais defensores buscarão sempre a melhor opção entre interceptar um passe ou marcar o espaço.
Além disso, o FIFA 21 removeu qualquer contato da bola com a mão e o antebraço dos jogadores, para evitar polêmicas com gols evitados com essas partes dos jogos. O game tem data de lançamento marcada para 9 de outubro e estará disponível para PS4, Xbox One e PC.
Confira, abaixo, o vídeo que mostra como será a gameplay do FIFA 21: