A Confederação Africana de Futebol elegeu o senegalês Sadio Mané como o melhor jogador nascido no continente da temporada 2022/23. Devido à pandemia da Covid-19, o prêmio foi entregue pela última vez em 2019, quando também foi vencido por Mané.
Na temporada 2021/22, Mané entrou em campo 51 vezes com a camisa do Liverpool, onde marcou 23 gols e contribuiu com cinco assistências. Além disso, conquistou a a Copa da Liga Inglesa e a Copa da Inglaterra pelos Reds.
Nesta temporada, o senegalês se transferiu para o Bayern de Munique após defender o clube inglês por seis temporadas.
Já pela seleção de Senegal, o jogador foi campeão da Copa Africana das Nações e classificou o país para a Copa do Mundo, que será disputada no Catar entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. A seleção senegalesa está no grupo A ao lado de Catar, Holanda e Equador.
Além de Mané, Mohamed Salah, atacante do Liverpool, e Edouard Mendy, goleiro do Chelsea, também estavam concorrendo ao prêmio.
Vale destacar que Senegal foi o país africano com mais premiações no evento. O país também viu Aliou Cissé (seleção) ganhar como melhor técnico, Pape Ousmane Sakho (Simba SC) com o gol do ano e Pape Matar Sarr (Tottenham) como melhor jogador jovem.
Maiores vencedores do Prêmio
-Eto’o (Camarões) e Yaya Touré (Costa do Marfim) – 4 vezes
-George Weah (Libéria) e Abedi Pelé (Gana) – 3 vezes
-Drogba (Costa do Marfim), Roger Milla (Camarões), N’Kono (Camarões), Salah (Egito), Kanu (Nigéria), Diouf (Senegal) e Mané (Senegal) – 2 vezes