Categoria afirma que empresa não discuta o pagamento do benefício desde o início do ano. Empresa diz que acompanha negociações.
Os trabalhadores da fábrica da Tenaris Confab de Pindamonhangaba (SP) fizeram um protesto à falta de negociação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nesta terça-feira (15). A categoria atrasou a entrada para o trabalho em pelo menos uma hora, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos.
A informação é do sindicato, que afirma que a empresa não vem realizando as reuniões mensais com a Comissão PLR, em que os números da produção mês a mês são apresentados, desde janeiro deste ano.
Um protesto por conta do mesmo motivo aconteceu em abril, mas não houve avanços.
Em nota enviada ao g1 nesta manhã, a associação que representa a categoria cita ainda outros problemas. Ela alega erros de salários em função da nova estrutura de cargos que foi implantada, além da falta de pagamento de horas extras no setor de conectores.
Outra questão é uma inspeção técnica que foi feita pela empresa no início deste mês para medir o ruído no setor ‘fábrica 4’. Segundo o sindicato, essa inspeção foi feita com os maquinários desligados, o que interfere na pesquisa do impacto na saúde dos funcionários e no pagamento de adicional por insalubridade.
A Tenaris Confab, que atua na fabricação de tubos para o setor do petróleo, tem atualmente 1,4 mil trabalhadores.
Por nota, a empresa informou que “acompanha as negociações da database, que ocorrem em São Paulo, e são tratadas em conformidade com os patronais das empresas, representadas pela Abimaq, e com o Sindicato dos Metalúrgicos, representado pela FEM-CUT”.