O empresário João Lopes de Freitas, de 62 anos, fundador de uma renomada rede de oficinas mecânicas, foi detido na segunda-feira (4) em uma das filiais da Champions Pneus e Rodas, situada na Avenida Eduardo Elias Zahran, em Campo Grande. A prisão ocorreu após denúncias de cobranças excessivas e coação contra os funcionários, revelando um esquema predatório que visava principalmente mulheres e idosos, considerados alvos vulneráveis.
Segundo as autoridades, a “Champions Pneus” operava como uma organização criminosa, impondo de maneira sistemática preços abusivos aos consumidores. Funcionários eram instruídos pelo proprietário a aplicar golpes em clientes considerados mais suscetíveis.
Essa não é a primeira vez que João enfrenta acusações por práticas abusivas. No ano passado, uma cliente se sentiu lesada ao trocar um pneu e acabar envolvida em uma série de serviços não solicitados, totalizando um gasto de R$ 3.480. O empresário, proprietário da loja, está sendo acusado de estelionato após a denúncia da cliente e passará por uma audiência de custódia.
De acordo com o relato da vítima à Polícia Militar, ela deixou seu veículo na oficina para a troca de pneus, sendo informada inicialmente que o serviço custaria cerca de R$ 500. No entanto, ao final, acabou sendo submetida a uma série de reparos e despesas extras não autorizadas.
Esse incidente lança luz sobre práticas comerciais desonestas que prejudicam os consumidores e comprometem a integridade do setor de serviços automotivos. A detenção de João e a investigação em curso sinalizam um esforço para responsabilizar os responsáveis e proteger os direitos dos consumidores contra abusos semelhantes no futuro.