Durante um debate acalorado na sabatina promovida pela Novabrasil e SBT News nesta terça-feira (16), o pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, causou polêmica ao ser desafiado a explicar como se deslocaria de transporte público saindo dos estúdios na região central da capital paulista até o bairro do Capão Redondo, na zona sul.
Questionado pelo experiente jornalista e professor Heródoto Barbeiro sobre o trajeto, Marçal, que afirmou ter apartamento no Jabaquara, respondeu que usaria o metrô. O pré-candidato então disparou: “Ninguém conhece todas as 28 mil quadras da cidade de São Paulo. Você conhece?”, dirigindo-se a Barbeiro.
A resposta atravessada não parou por aí. “Eu não sou candidato a motorista de ônibus”, afirmou Marçal, insinuando que o conhecimento sobre linhas de ônibus não era relevante para a corrida eleitoral. “Isso é uma tentativa de falar: ‘você não conhece [a cidade]’. Talvez eu não conheça a cidade tanto quanto você [Heródoto], mas eu conheço mais de gente que você, conheço mais do cérebro, da riqueza que você e isso faz a gente diferente? Não.“, completou o pré-candidato.
Marçal finalizou o embate questionando se o apresentador está filiado a algum partido. Após Barbeiro negar qualquer filiação, o pré-candidato concluiu: “Eu tô. Então você já não pode servir o povo na cadeira de prefeito. Agora, se abrir vaga para motorista de ônibus, eu não estou cadastrado para essa vaga.“
Apesar das rusgas e do tom crítico, a entrevista foi marcada por muitos momentos de bom humor e elegância por parte dos entrevistadores e do pré-candidato.