Marlon da Silva, conhecido como Pagodeiro, é apontado como gerente do tráfico da favela Trio de Ouro, em São João de Meriti. No último dia 5, a TV Globo mostrou que barricadas na região impediam a chegada de serviços básicos para moradores.
Policiais civis e militares do Rio de Janeiro prenderam nesta terça-feira (9) Marlon Henrique da Silva, também conhecido como Pagodeiro, e apontado como gerente do tráfico de drogas da favela Trio de Ouro, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Pagodeiro também é suspeito de mandar construir barreiras nas ruas da região e impedir a entrada de serviços básicos para os moradores. Entre as denúncias contra ele, também estão relatos de práticas de extorsão, com a cobrança por serviços de internet e gás, por exemplo.
No último dia 5, o Bom Dia RJ mostrou como as ações do tráfico na região prejudicam o dia a dia da população local.
Abordagem de fuzil contra morador
Em um vídeo que a TV Globo teve acesso, é possível ver Pagodeiro ameaçando um morador da região que ele controla. As imagens mostram o traficante se aproximando de um carro de cor prata, de fuzil na mão e mirando na direção do motorista.
A cena de violência e terror parece ser comum na região. Com um fuzil apontado em sua direção, o motorista do veículo passa lentamente por um quebra-molas na via e, já de janela aberta, parece argumentar com o traficante.
Pagodeiro se aproxima do veículo ainda em posição de guerra, como quem fosse disparar um tiro a qualquer momento. Contudo, o clima parece mudar rapidamente.
Morador e traficante se reconhecem e o que parecia ser uma cena de guerra passa a ser um retrato atual do Rio de Janeiro, onde cidadãos comuns precisam viver sob a mira de fuzis e completamente reféns das leis do tráfico.
Na sequência do vídeo, os dois se cumprimentam e o motorista sorri aliviado. Os dois até trocam algumas palavras brevemente e o carro é autorizado a seguir em frente.
A prisão
Com a ajuda de PMs do 21º BPM (São João de Meriti), agentes da 64ª DP e da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) montaram uma ação para capturar Pagodeiro.
Os policiais já vinham monitorando os passos de Pagodeiro e efetuaram a prisão quando ele se deslocava da comunidade do Guaxa, em Belford Roxo, também na Baixada Fluminense, para a favela Trio de Ouro, em São João de Meriti.
No momento da prisão, o criminoso estava em uma moto roubada e portava um rádio comunicador. Segundo a Polícia Civil, Marlon é aliado de Geonario Fernandes Pereira Moreno, apontado como chefe do tráfico da comunidade do Guaxa.