Em Pantanal, novela das nove da Globo, Jove (Jesuíta Barbosa) revelará a José Leôncio (Marcos Palmeira) que conseguiu fotografar Velho do Rio (Osmar Prado) para comprovar que o personagem místico é Joventino, pai do fazendeiro.
Leôncio ficará atônito com a declaração do filho: “Não brinque com uma coisa dessas!”. Jove confirmará a evidência: “Eu não estou brincando, pai. Eu consegui fotografar o seu pai: o meu avô, Joventino”.
Em seguida, Jove dirá que precisou enganar o ser misterioso: “Só que ele desconfiou – não me pergunte como – e me obrigou a entregar o filme para ele”.
“Então vamos esquecer esse assunto!”, exclamará Zé. “Mas não está nada perdido. Eu entreguei para ele um filme virgem… e ele aceitou numa boa. Não deve entender nada dessas coisas”, prosseguirá Jove.
“Quer dizer que meu pai tá aqui?”, perguntará o fazendeiro, olhando para o negativo das fotografias ainda a serem reveladas.
“Um retrato dele. Não é o que o senhor esperava ver, eu sei. Mas é uma prova de que ele está vivo”, responderá o filho.
“Eu nunca pensei que ele… nunca pensei que o meu pai pudesse tá vivo depois de todos esses anos”, afirmará o fazendeiro, ainda sem acreditar.