Uma lanchonete foi flagrada roubando energia elétrica com um dispositivo ativado por controle remoto, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. Na quarta-feira (2), a Neoenergia Pernambuco, antiga Celpe, disse que o medidor de energia era ligado e desligado a distância para driblar a fiscalização.
O estabelecimento autuado foi o Jader Burguer’s, mesmo local em que um entregador foi filmado e criticado pelo dono, Jader Martins, por usar bermuda.
De acordo com a Neoenergia, o volume de energia roubado era suficiente para abastecer aproximadamente 200 casas por um mês. Foram 31 mil kWh.
Quando descobriu a fraude, a Neoenergia recolheu o medidor de energia e levou para um laboratório credenciado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), onde foi constatada a irregularidade.
A fraude foi descoberta no dia 21 de janeiro. Na segunda-feira (31), a empresa recebeu o resultado da análise feita pelo laboratório. A Neoenergia informou que está protocolando notícia-crime junto à polícia.
Toda energia não medida será cobrada por meio de processo administrativo. Um novo medidor de energia foi instalado no lugar do equipamento adulterado. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e causa riscos de acidentes graves.
Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Neoenergia, sem a necessidade de identificação. Um dos meios disponibilizados é o telefone 116.