A tecnologia é uma das responsáveis por transformar a sociedade no que ela é hoje. Com recursos altamente tecnológicos, muitas empresas tiveram seus processos mais otimizados, eficientes e muito mais inteligentes.
Segundo o especialista e empresário proprietário da Jacitara de Indaiatuba, Josué Eraldo da Silva considera que a construção civil é um dos setores que adaptaram muitas estratégias tecnológicas em seus processos de construção e desenvolvimento. Novos softwares passaram a ser aderidos e aceitados no mercado competitivo da Engenharia Civil.
Sendo assim, com tantas transformações atuais, a Engenharia é uma área que mais engloba o desenvolvimento econômico de uma sociedade. Toda e qualquer construção e a manutenção de todos os tipos de infraestruturas e estruturas são necessárias para o bem-estar das pessoas e desenvolvimento da sociedade.
De acordo com Josué Eraldo da Silva, é necessário também que os profissionais do setor de Engenharia se foquem nessas transformações tecnológicas. Isso porque é por meio da Engenharia Civil que se projeta e se constrói novas casas, novas cidades, novos lugares, impulsionando o crescimento e o avanço da sociedade.
E devido aos inúmeros e crescentes desafios sócio-ambientais por todo o planeta, cada vez mais são necessários profissionais de engenharia bem qualificados. A tecnologia verde também é uma das escolhas mais investidas atualmente em uma construção.
Por isso, para Josué Eraldo da Silva, a construção civil está sempre em um processo de crescimento e construção, sendo constante que nova tecnologias apareçam e modifiquem métodos construtivos.
Por ser conhecida como uma das principais profissões responsáveis pelo desenvolvimento e bem estar da sociedade, o segmento precisa ser mais direcionado, que de forma especializada em sua prática de projetar, foque em construções mais inteligentes com o objetivo de seguir as demandas de uma sociedade que vive se modificando.
Nos dias de hoje, a área da construção civil está focada em meios tecnológicos capazes de suprir muitas demandas ao mesmo tempo, por estar diretamente ligada à concepção, supervisão, manutenção e projeção de edificações comerciais, habitacionais, corporativas e infraestruturas como: pontes, usinas, barragens, túneis, ferrovias, dentre outras, a tecnologia está cada vez mais bem manipulada com a finalidade de gerar mais otimização, aperfeiçoamento, segurança e etc.
Sendo uma ampla área de atuação, a função condiz em assegurar a inspeção, a análise e a manutenção para preservação das estruturas construídas resultaram em diferentes bons projetos no setor tecnológico. Como as tecnologias atuais estão muito mais engajadas que há 10 anos atrás, acredita-se que em menos de 10 anos, tudo será ainda mais dessemelhante.
Por fim, é através das novas tendências que um setor pode ser transformado em algo ainda melhor, principalmente tratando-se da engenharia que representa boa parte da economia brasileira. É por isso que a tecnologia é essencial para a construção civil.