Diogo José dos Santos, de 40 anos, foi preso em flagrante após participar de um roubo em São Vicente (SP). Criminosos sequestraram caminhoneiro e levaram carga para ser saqueada.
Um dos integrantes da quadrilha que foi presa após saquear um caminhão carregado com laticínios em São Vicente, no litoral de São Paulo, era procurado pela Justiça. Conforme apurado pelo g1, nesta terça-feira (26), Diogo José dos Santos, de 40 anos, foi condenado por agredir a sobrinha após ela ter se recusado a dar dinheiro para o homem comprar drogas.
De acordo com a sentença, expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), a vítima relatou que morava com a avó e o tio. No dia do crime, em outubro de 2020, ela chegou em casa após o trabalho e encontrou Diogo sob efeito de drogas. Ele pediu dinheiro à sobrinha, que negou dizendo que não sustentaria o vício dele.
Durante uma discussão, o tio avançou na direção da vítima e a agrediu com um soco na boca. Em depoimento, a sobrinha disse que empurrou Diogo para se defender, causando um corte na mão. Ela destacou que não lembra quantos socos levou.
A sobrinha acrescentou que já havia sido agredida pelo tio antes e os episódios se tornaram frequentes depois. De acordo com ela, as agressões sempre aconteciam quando o homem ficava nervoso por não ter dinheiro para comprar entorpecentes.
Diogo, portanto, foi condenado a quatro meses e dois dias de detenção por violência doméstica. Em novembro deste ano, o mandado de prisão contra ele foi expedido pela 1ª Vara Criminal do Foro de São Vicente (SP), tornando-se procurado pela Justiça.
Prisão
No dia 19 de dezembro, Diogo foi preso em flagrante após abordar um motorista no bairro Catiapoã e obrigá-lo a dirigir até o México 70, onde dezenas de pessoas roubaram uma carga de laticínios avaliada em R$ 5 mil. As imagens obtidas pelo g1 mostram a ação (veja acima).
Diogo contou com ajuda de outros dois homens, de 30 e 24 anos, e uma mulher, de 33. As vítimas acionaram a Polícia Militar (PM), que encontrou os suspeitos com parte dos produtos roubados e um carro usado para levar a carga.
O veículo foi apreendido e a carga recuperada foi devolvida às vítimas, que reconheceram os membros da quadrilha. O caso foi encaminhado ao 2º Distrito Policial (DP) de São Vicente (SP), que registrou a ocorrência como roubo e captura de procurado.
O g1 entrou em contato com o TJ-SP e com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para mais informações, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.