Após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) celebrou sua vitória com uma festa em Brasília, no sábado (1º). O evento contou com a presença de parlamentares tanto da base governista quanto da oposição, sinalizando uma possível articulação para um mandato de diálogo entre diferentes espectros políticos.
Presenças de peso
Entre os convidados estavam o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e pelo menos cinco ministros do governo Lula, demonstrando a proximidade do novo presidente da Casa com diferentes grupos políticos. Os ministros presentes foram:
- Alexandre Padilha (Relações Institucionais)
- Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário)
- André Fufuca (Esporte)
- Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos)
- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia)
Além das autoridades políticas, o evento contou com a presença do empresário Wesley Batista, dono da JBS, um dos maiores grupos do setor de alimentos do país.
Articulação política em jogo
A festa de Hugo Motta reforça o seu papel como um articulador político e indica que sua gestão à frente da Câmara dos Deputados poderá buscar equilíbrio entre diferentes forças políticas. Seu mandato será decisivo para pautas importantes do governo e para a relação do Congresso com o Palácio do Planalto.