O heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, quebrou o silêncio e se pronunciou através das redes sociais nesta terça-feira (28/6) para comentar sobre a fala racista de Nelson Piquet a seu respeito. Pelo Twitter, o piloto da Mercedes fez uma sequência de postagens sobre o assunto e destacou a necessidade de mudança de mentalidade.
Primeiro, Hamilton instigou seus seguidores a imaginarem o que poderia acontecer caso ele questionasse “quem diabos é Nelson Piquet?”. Ele utilizou a publicação de um fã para fazer esse questionamento para os mais 7,4 usuários que o acompanham em seu perfil.
Depois, em português, o britânico sugeriu: “Vamos focar em mudar a mentalidade”.
Por último, o piloto da Mercedes destacou que é mais do que a linguagem, chamou a mentalidade do brasileiro de arcaica e destacou que não há mais lugar para esse tipo de pensamento no esporte. Hamilton destacou que foi cercado por este tipo de atitude por toda a sua carreira, dando tempo para que ele aprendesse e que era necessário mudar a mentalidade.
O comentário
Uma entrevista de Nelson Piquet, feita em 2021, utilizando o termo “neguinho” para se referir ao piloto da Mercedes viralizou nas redes sociais. Ao comentar o acidente envolvendo o britânico e o holandês Max Verstappen, que é seu genro, Piquet se refere à Hamilton com a expressão em ao menos dois momentos.
“O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem”, criticou o brasileiro, em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira.
Como resposta, a Federação Internacional de Automobilismo, a Mercedes e a Fórmula 1 repudiaram a fala de Piquet, criticando o termo usado pelo ex-piloto.