O tenista número 1 do mundo, Novak Djokovic, anunciou nesta quinta-feira, 13, que participará do US Open e do Masters 1000 de Cincinnati. “Estou feliz em confirmar que participarei do Masters 1000 de Cincinnati e do US Open. Não foi uma decisão fácil de tomar com todos os obstáculos e desafios por todos os lados, mas a perspectiva de competir de novo me deixa muito empolgado”, escreveu o sérvio, no Twitter. O US Open acontecerá entre 31 de agosto e 13 de setembro. Este será o primeiro Grand Slam disputado desde a paralisação do circuito mundial de tênis em decorrência da pandemia da Covid-19.
O anúncio feito pelo sérvio anima a organização do evento. Isso porque tanto Rafael Nadal quanto Roger Federer não estarão presentes no torneio. Nadal, assim como Nick Kyrgios e Stan Wawrinka, não disputará o US Open por causa da pandemia. Federer, por sua vez, está de fora de qualquer competição que venha ocorrer no ano, em decorrência de uma lesão no joelho. O anúncio de Djokovic foi considerado uma surpresa. Em junho, o sérvio afirmara que seria “impossível” competir o US Open.
“Estou ciente de que desta vez será muito diferente com todos os protocolos e medidas de segurança implementados para proteger os jogadores e as pessoas de Noba York. Mesmo assim, treinei muito com a minha equipe e coloquei meu corpo em forma, estou pronto para me adaptar às novas condições. Fiz todos os exames para ter certeza de que estou totalmente recuperado e pronto para voltar à quadra totalmente comprometido em jogar meu melhor tênis”, disse Djokovic, em um comunicado. O tenista já contraiu a Covid-19. A infecção ocorreu durante o “Adria Tour”, que ele mesmo promoveu. Na época, o sérvio foi duramente criticado. O evento não respeitava normas de distanciamento social e não exigia o uso de máscara de proteção. Além dele, outros quatro tenistas que participaram do Adria Tour testaram positivo.
I’m happy to confirm that I‘ll participate at #CincyTennis and #USOpen this year. It was not an easy decision to make with all the obstacles and challenges on many sides, but the prospect of competing again makes me really excited https://t.co/qgxSTHrKK4 pic.twitter.com/tg6rgwfFqm
— Novak Djokovic (@DjokerNole) August 13, 2020
*Com informações do Estadão Conteúdo