A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira, 13, uma ampliação do número de jogadores inscritos para a disputa da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Em vez de 30 nomes, os clubes participantes poderão incluir, agora, 40 nomes na relação de atletas para a competição. A decisão foi tomada em reunião do Conselho da Conmebol. E tem o intuito de permitir maior aproveitamento dos elencos, em função da maratona de jogos a que os times estão se submetendo. Além disso, tenta minimizar o afastamento de algum atleta por estar com coronavírus. A entidade também definiu que será aplicado W.O. caso algum clube não tenha mais do que sete jogadores à disposição.
“O Conselho da Conmebol, reunido por meio de videoconferência, determinou aumentar para 10 vagas as listas de boa-fé apresentadas pelos clubes que participam da Libertadores e da Sul-Americana, passando de 30 a 40 jogadores. Considerando que os regulamentos dispõem que uma equipe pode apresentar para jogar com um mínimo de sete jogadores, o Conselho resolveu esta ampliação da nômina de atletas para que as equipes mantenham seus níveis de competitividade, ante imprevistos derivados da pandemia Covid 19. Caso um clube não possa apresentar-se para disputar o encontro por não contar com a quantidade suficiente de atletas em condições, perderá os pontos por walkover”, anunciou.
A Libertadores foi paralisada após a disputa da segunda rodada da fase de grupos. O torneio será retomado em 15 de setembro, tendo a participação dos brasileiros Athletico-PR, Flamengo, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos e São Paulo – o Corinthians caiu na fase preliminar. Na Copa Sul-Americana, só foi disputada a primeira fase, com Bahia e Vasco avançando e Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza e Goiás sendo eliminados. A volta do torneio se dará em 27 de outubro.
*Com informações do Estadão Conteúdo