Cleitinho Azevedo pode se filiar ao PRTB e disputar governo de Minas em 2026

Presidente nacional do partido, Leonardo Avalanche, confirma a possível candidatura do senador mineiro pelo PRTB.

Considerado um fenômeno das redes sociais por líderes partidários, o senador por Minas Cleitinho Azevedo (Republicanos) estaria próximo de se filiar ao PRTB. A garantia foi dada à Itatiaia pelo presidente nacional do partido, Leonardo Avalanche.

Ele virá para o PRTB. Será nosso candidato ao governo de Minas Gerais”, assegurou Avalanche à reportagem.

Cleitinho se filiou ao Republicanos em dezembro de 2022, logo após se eleger senador pelo PSC.

Além do senador, o PRTB também trabalha para trazer para a sigla o cantor sertanejo Gusttavo Lima. O artista mineiro anunciou, recentemente, que deseja concorrer à Presidência da República. Atualmente, a sigla não tem representantes na Câmara dos Deputados e nem no Senado Federal. O principal nome da legenda é o empresário Pablo Marçal, que disputou a prefeitura de São Paulo e também pretende concorrer à Presidência.

Cleitinho e Gusttavo Lima também estão na mira do União Brasil, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O político goiano é amigo pessoal do cantor e também já teve conversas com o senador mineiro.

À Itatiaia, Cleitinho confirmou que está conversando com as duas siglas, mas não indicou qual será o seu destino. “Sim, estamos conversando”, disse.

Questionado sobre o que poderá pesar na sua decisão final, o senador afirmou que a liberdade de atuação será determinante para a eventual escolha da nova sigla. “Tenho preferência em ter liberdade de agir e fazer o que eu quero. Entendendo isso, estou à disposição”, destacou.

Apoio a Engler

Nas últimas eleições municipais, Cleitinho não seguiu a orientação do Republicanos e apoiou o candidato Bruno Engler (PL) na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. À época, ele disse que sua escolha pelo deputado estadual ocorreu por “gratidão e caráter”.

O Republicanos, partido de Cleitinho, tinha candidato próprio na disputa pela PBH: o também deputado estadual Mauro Tramonte. Apesar disso, o senador escolheu apoiar Engler. “Eu quero que a fidelidade partidária se exploda”, disse o senador à época.

Durante o pleito municipal, Cleitinho também demonstrou insatisfação com o anúncio da entrada do ex-prefeito Alexandre Kalil para os quadros do partido.

O Republicanos é de que? É conservador e de direita. O Kalil, nas últimas eleições, em 2022, deu apoio ao maior líder de esquerda, que é o presidente Lula. Agora, você pergunta ao Kalil se virou de direita ou ao Republicanos se virou um partido de esquerda”, questionou Cleitinho.

Informações da Itatiaia.

By Redacao

Deixe um comentário

Veja Também!