Presidente nacional do partido, Leonardo Avalanche, confirma a possível candidatura do senador mineiro pelo PRTB.
Considerado um fenômeno das redes sociais por líderes partidários, o senador por Minas Cleitinho Azevedo (Republicanos) estaria próximo de se filiar ao PRTB. A garantia foi dada à Itatiaia pelo presidente nacional do partido, Leonardo Avalanche.
“Ele virá para o PRTB. Será nosso candidato ao governo de Minas Gerais”, assegurou Avalanche à reportagem.
Cleitinho se filiou ao Republicanos em dezembro de 2022, logo após se eleger senador pelo PSC.
Além do senador, o PRTB também trabalha para trazer para a sigla o cantor sertanejo Gusttavo Lima. O artista mineiro anunciou, recentemente, que deseja concorrer à Presidência da República. Atualmente, a sigla não tem representantes na Câmara dos Deputados e nem no Senado Federal. O principal nome da legenda é o empresário Pablo Marçal, que disputou a prefeitura de São Paulo e também pretende concorrer à Presidência.
Cleitinho e Gusttavo Lima também estão na mira do União Brasil, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O político goiano é amigo pessoal do cantor e também já teve conversas com o senador mineiro.
À Itatiaia, Cleitinho confirmou que está conversando com as duas siglas, mas não indicou qual será o seu destino. “Sim, estamos conversando”, disse.
Questionado sobre o que poderá pesar na sua decisão final, o senador afirmou que a liberdade de atuação será determinante para a eventual escolha da nova sigla. “Tenho preferência em ter liberdade de agir e fazer o que eu quero. Entendendo isso, estou à disposição”, destacou.
Apoio a Engler
Nas últimas eleições municipais, Cleitinho não seguiu a orientação do Republicanos e apoiou o candidato Bruno Engler (PL) na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. À época, ele disse que sua escolha pelo deputado estadual ocorreu por “gratidão e caráter”.
O Republicanos, partido de Cleitinho, tinha candidato próprio na disputa pela PBH: o também deputado estadual Mauro Tramonte. Apesar disso, o senador escolheu apoiar Engler. “Eu quero que a fidelidade partidária se exploda”, disse o senador à época.
Durante o pleito municipal, Cleitinho também demonstrou insatisfação com o anúncio da entrada do ex-prefeito Alexandre Kalil para os quadros do partido.
“O Republicanos é de que? É conservador e de direita. O Kalil, nas últimas eleições, em 2022, deu apoio ao maior líder de esquerda, que é o presidente Lula. Agora, você pergunta ao Kalil se virou de direita ou ao Republicanos se virou um partido de esquerda”, questionou Cleitinho.
Informações da Itatiaia.