Em meio às especulações de que Messi estaria de saída do Barcelona, que vive um dos momentos mais conturbados da história, o presidente do clube, Josep Mariaa Bartomeu, afirmou que o craque é “intransferível”, e praticamente confirmou a contratação de Ronald Koeman como novo técnico do time. Em entrevista ao canal de TV oficial do clube, ele ratificou suas declarações após a goleada de 8 a 2 sofrida para o Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões, de que o Barcelona passará por uma “profunda renovação”, mas citou que jogadores como Ter Stegen, Lenglet, Semedo, De Jong, Dembélé e Griezmann não estão à venda – além, claro, de Messi – “é intransferível, e ele já o sabe”, disse.
Bartomeu afirmou ainda que “se nada der errado, (Ronald) Koeman será o novo treinador” da equipe catalã. “Koeman foi o primeiro candidato, nossa primeira escolha em dezembro (para suceder Ernesto Valverde), mas naquela época ele nos disse que tinha uma responsabilidade para com a seleção holandesa, pois queria liderá-la na Eurocopa”, revelou.
Com a desistência do holandês, zagueiro do Barça de 1989 a 1995, o clube contratou Quique Setién, demitido após o fiasco na Liga dos Campeões. “Agora apostamos nele, porque sabemos bem como pensa e como gosta que suas equipes joguem, e também por causa de sua experiência. Ele fez parte do ‘Dream Team’ (como ficou conhecido o Barcelona no início dos anos 90, treinado por Johan Cruyff) e se encaixa em nossa filosofia”, acrescentou.
Bartomeu também enfatizou que Koeman conta com a presença do craque argentino no elenco – “é o pilar do seu projeto”. “Messi tem contrato com o Barcelona até 2021 e sabe que há um novo projeto com um novo treinador que conta com ele”, declarou.
* Com Estadão Conteúdo