O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, informou neste sábado, 22, que fará uma visita ao local onde aconteceu o vazamento na barragem Jati, no Ceará, acompanhado do Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas. “Vamos à Barragem para avaliar os danos causados pelo vazamento. Cabe ressaltar que o trabalho de recuperação já foi iniciado”, escreveu no Twitter. Ele informou ainda que mobilizou todo o efetivo da pasta na região para “medidas de avaliação de riscos e assistência às famílias”.
Cerca de 2 mil pessoas precisaram sair de casa após o rompimento de um dos condutos da barragem de Jati, no município homônimo, no Ceará, na sexta-feira, 21. A obra faz parte do eixo norte da transposição do Rio São Francisco, cujo trecho teve as comportas abertas nesta quinta, por Marinho. Segundo o governo, o vazamento já foi contido e as famílias que foram retiradas residem em um raio de dois quilômetros do local. “Também visitaremos as famílias que foram obrigadas a sair de suas casas, atendendo às medidas de segurança previstas no Plano de Ação Emergencial. Tomamos todas as medidas necessárias para preservar as vidas em primeiro lugar. O vazamento foi contido ainda na noite passada”, diz o ministro nas redes sociais.
Sobre a situação da Barragem Jati – CE. Na tarde de ontem, tão logo fui informado sobre o rompimento de uma tubulação, determinei a mobilização de todo o efetivo do MDR na região, bem como da Defesa Civil Nacional, para as medidas de avaliação de riscos e assistência às famílias.
— Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) August 22, 2020