Após governo recomendar fechamento, shoppings do Rio decidem reduzir horário de funcionamento

0
9

A partir desta quarta-feira (18), principais shoppings vão funcionar das 12h às 20h. G1 percorreu alguns shoppings na Zona Sul e registrou movimento reduzido na tarde desta terça-feira (17).


Após o decreto do governo do Rio de Janeiro com a recomendação de fechamento de shoppings centers e centros comerciais, as empresas que reúnem diversos estabelecimentos na cidade divulgaram mudanças seus horários de abertura e fechamento.

A partir desta quarta-feira (18), alguns estabelecimentos vão abrir duas horas mais tarde e fechar duas horas mais cedo do que o normal: 12h às 20h.

Em nota, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) diz que a decisão “está alinhada com a recomendação do Poder Público para a redução de circulação de pessoas sem, todavia, paralisar totalmente as atividades, em especial os serviços de utilidade pública.” Veja íntegra da nota da Abrasce no final da reportagem.

Shopping Leblon com lojas abertas e corredores vazios  — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
Shopping Leblon com lojas abertas e corredores vazios — Foto: Marcos Serra Lima/ G1

A associação afirma ainda que apoia as medidas de proteção à saúde da população e segue preocupada com o funcionamento e emprego dos funcionários dos lojistas dos shoppings centers. A nota diz ainda que os lojistas podem decidir se fecham ou não os seus estabelecimentos.

A Multiplan, que administra os shoppings da Zona Oeste da cidade, ( BarraShopping, NewYorkCityCenter, ParkJacarepagua, ParkShoppingCampoGrande e VillageMall) divulgou nota informando que a operação será reduzida, por 15 dias, a partir desta quarta até o dia 1º de abril. O estabelecimento vai funcionar de segunda até domingo de 12h às 20h.

Também vão funcionar no mesmo horário os shoppings Nova América, Boulervard, Botafogo Praia, Madureira e Nova Iguaçu, segundo nota da administradora Ancar.

No Rio Sul, em Botafogo, poucos clientes ocupavam corredores apesar das lojas abertas   — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
No Rio Sul, em Botafogo, poucos clientes ocupavam corredores apesar das lojas abertas — Foto: Marcos Serra Lima/ G1

Shoppings vazios

Na tarde desta terça, o G1 percorreu alguns estabelecimentos na Zona Sul do Rio. O movimento era pequeno em alguns deles.

  • Leblon – o maior shopping do bairro estava vazio, mas as lojas estavam abertas. Só o cinema estava fechado. A administração do Shopping Leblon informou que fará horário reduzido, das 12h às 20h, a partir desta quarta.
Loja de brinquedos no shopping da Gávea tem aviso de fechamento devido ao coronavírus — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
Loja de brinquedos no shopping da Gávea tem aviso de fechamento devido ao coronavírus — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
  • Gávea – o shopping também estava aberto e com pouco movimento. Uma loja de brinquedos era a única fechada e com um aviso na porta esclarecendo que o fechamento ocorreu para evitar a disseminação do coronavírus. As lojas estavam abertas, mas poucos clientes circulavam nos corredores. A administração foi procurada e ainda não retornou informando o horário de abertura e fechamento a partir desta quarta.
Corredores vazios no shopping da Gávea  — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
Corredores vazios no shopping da Gávea — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
  • Botafogo – no shopping Rio Sul, o movimento também era reduzido na tarde desta terça. A administração do shopping informou que também funcionará em horário reduzido, a partir desta quarta. Aos domingos, o funcionamento será das 15h às 20h (todas as lojas) e das 12h às 20h (praça de alimentação).

O decreto do governo esclarece que supermercados, farmácias e serviços de saúde terão funcionamento normal.

Shopping Leblon na tarde desta terça-feira (17)  — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
Shopping Leblon na tarde desta terça-feira (17) — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
Corredores vazios no Rio Sul nesta terça-feira (17)  — Foto: Marcos Serra Lima/ G1
Corredores vazios no Rio Sul nesta terça-feira (17) — Foto: Marcos Serra Lima/ G1

Íntegra da nota da Abrasce

No dia 17/03, o Governo do Rio de Janeiro recomendou, pelo prazo de 15 dias, medidas visando restringir a circulação de pessoas no Estado do Rio de Janeiro.

Apoiamos as medidas de proteção à saúde da população e seguimos preocupados com o funcionamento e emprego dos funcionários dos lojistas dos shoppings centers.

Sendo assim, a ABRASCE orienta aos seus associados que a partir de quarta-feira, dia 18/03, os empreendimentos passem a operar com o horário reduzido, de 12h às 20h, facultando aos lojistas do Estado do Rio de Janeiro a liberalidade de fechar seus estabelecimentos.

Tal medida atende a solicitação dos lojistas e está alinhada com a recomendação do Poder Público para a redução de circulação de pessoas sem, todavia, paralisar totalmente as atividades, em especial os serviços de utilidade pública.

A Associação entende que tais medidas, somadas às ações preventivas individuais, tais como higienização das mãos, cuidados redobrados com a limpeza e espaçamento de mesas nos locais de alimentação, colaboram com os esforços de combate à epidemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

Este é um momento difícil para todos nós, mas a ABRASCE acredita que a união dos nossos esforços ajudará o Rio Janeiro a vencer mais um desafio em sua história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui