O talento de Marinho garantiu mais uma vitória para o Santos no Campeonato Brasileiro, desta vez sobre o Sport, na Ilha do Retiro. O atacante marcou o único gol do jogo, em um lindo chute, muito bem colocado, aos 30 minutos do segundo tempo. O primeiro tempo poderia não ter acontecido. Pelo menos para o Santos, dono da bola por mais tempo, mas, muito lento, que pouco produziu. O goleiro Mailson só foi deixar de ser um espectador privilegiado, em pleno período de pandemia, aos 48 minutos, ao ter de impedir a única finalização correta do time santista, em uma grande jogada de Kaio Jorge.
Marinho e Soteldo tentaram imprimir velocidade nas jogadas, mas não demonstraram inspiração para concluir. Se o fosse em uma Vila Belmiro lotada, com certeza, os atacantes teriam ouvido vaias nos primeiros 45 minutos de jogo. O Sport, pelo menos, teve mais objetividade. Mas também demorou para chegar com perigo na área de João Paulo. Aos 21 minutos, os pernambucanos tiveram três chances seguidas para abrir o placar. Bruninho e Elton, duas vezes, pararam nas boas intervenções do goleiro santista.
Aos 26, os pernambucanos chegaram a marcar seu gol. João Paulo afastou um cruzamento com os pés e a bola caiu para Jonatan Gómez na entrada da área. A finalização bateu em Bruninho, em impedimento, antes de entrar no gol. O lance foi anulado corretamente pelo árbitro.
O Santos voltou melhor para o segundo tempo. Cuca colocou Tailson no lugar de Carlos Sanchez e passou a forçar todas as jogadas pelas laterais. A pressão proporcionou duas boas chances em cinco minutos. Marinho fez Mailson trabalhar e Soteldo quase fez um golaço, errando por muito pouco o ângulo esquerdo. Ao perceber a melhora santista, o técnico Daniel Paulista fez duas alterações no Sport e colocou Betinho e Ronaldo Silva para tentar dar mais fôlego ao meio de campo. Não deu resultado. O domínio ficou com a equipe paulista, que passou a contar também com as tentativas de chutes de longa distância sem sucesso de Felipe Jonatan.
Com a falta de pontaria do Santos, o Sport ganhou a mínima confiança para tentar buscar algum contra-ataque mais perigoso, mas faltou organização dos jogadores em campo para conseguir agredir o adversário. Mas um lance individual sempre é a diferença do futebol. Aos 30 minutos, Marinho recebeu pela direita e bateu de pé esquerdo colocado, em grande estilo, para abrir o placar e fazer um belo gol.
Em desvantagem, o Sport criou coragem para ir ao ataque e Ronaldo Silva, de cabeça, exigiu uma grande defesa de João Paulo, aos 35 minutos. Cuca tirou Marinho e colocou Alex, o que trouxe o adversário ainda mais para cima. Os últimos minutos foram todos do Sport em seu campo de ataque, mas, sem agressividade e abusando das bolas alçadas, não conseguiu o gol da igualdade no placar.
A vitória é a segunda consecutiva do alvinegro, enquanto o Sport perdeu o segundo dos cinco jogos disputados. Os dois times voltam a jogar no domingo. Os santistas terão o clássico com o Palmeiras, no Morumbi, enquanto os pernambucanos jogam mais uma vez em casa, desta vez contra o São Paulo.
FICHA TÉCNICA
SPORT 0 X 1 SANTOS
SPORT – Maílson; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Luciano Juba (Sander); Willian Farias, Ricardinho (Hernane), Jonatan Gomez (Betinho) e Bruninho (Ronaldo Silva); Marquinhos e Elton (Philip). Técnico: Daniel Paulista.
SANTOS – João Paulo; Pará, Alison, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson (Jean Mota), Diego Pituca e Carlos Sánchez (Tailson); Marinho (Alex), Kaio Jorge (Lucas Braga) e Soteldo (Marcos Leonardo). Técnico: Cuca.
GOLS – Marinho aos 30 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – José Mendonça da Silva Junior (PR).
CARTÕES AMARELOS – Yago Maidana, Adryelson, Bruninho, Soteldo, Ronaldo Silva, Lucas Braga e Willian Farias.
RENDA E PÚBLICO – Jogos com portões fechados.
LOCAL – Ilha do Retiro, Recife.
* Com Estadão Conteúdo