UPE Garanhuns recebe maior painel artístico do mundo com todos os países da ONU

Exposição “Le Monde”, do artista Ailton Santana, apresenta 195 nações em obra de 356 metros e é exibida pela primeira vez completa no Brasil, com entrada gratuita.

A Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Garanhuns – recebe, com orgulho, a exposição do maior painel artístico em estilo Naif do mundo, reunindo representações culturais icônicas dos 195 países reconhecidos pela ONU (193 membros mais os dois observadores: Taiwan e Palestina).

Intitulada “LE MONDE”, a obra do artista plástico Ailton Santana é um marco nas artes visuais e tem em Garanhuns, na UPE, o primeiro espaço de exibição completa no Brasil.

Com 356 metros de comprimento e 1,50 metro de altura, o painel é formado por 86 partes que retratam elementos culturais, históricos, geográficos, naturais e simbólicos de cada nação. A criação monumental levou três anos para ser concluída e será submetida ao Guinness Book, com a expectativa de conquistar 11 títulos mundiais.

A presença da exposição no Campus Garanhuns reforça o papel da UPE como centro de excelência acadêmica e cultural do Agreste Meridional de Pernambuco. Mais do que um espaço de ensino, a universidade se consolida como ponto de encontro entre saberes, expressões artísticas e diálogo internacional, oferecendo acesso gratuito à arte e à educação de qualidade.

Coordenada pelo professor convidado Josevaldo Araújo de Melo e com curadoria da professora Denize Tomaz de Aquino (UPE), a mostra amplia as possibilidades de uso pedagógico, podendo dialogar com até 36 áreas do conhecimento, o que reforça seu caráter interdisciplinar e educativo.

“A UPE Garanhuns se orgulha de receber uma obra dessa magnitude. Essa é uma oportunidade rara para nossos estudantes, professores e toda a comunidade vivenciarem a arte em escala global, sem sair da cidade”, afirma a professora Denize Aquino.

O artista Ailton Santana, patrimônio vivo e imaterial da cidade de Correntes (PE), expõe suas obras na França há 20 anos. Para ele, a exibição na UPE é também um reconhecimento ao compromisso da universidade com a cultura e a educação pública de qualidade.

A visitação ao painel é gratuita e aberta ao público, representando um convite para que toda a região conheça o mundo através da arte, no coração do Agreste pernambucano

By Redacao

Deixe um comentário

Veja Também!