Seis planetas no anoitecer – o que é fake news e o que é fato

Muitas pessoas estão divulgando na internet que está ocorrendo um “raro alinhamento no céu dos planetas”, quando na verdade, muitas informações estão erradas. Saiba o que de fato é verdade ou mentira e quais planetas você poderá observar a olho nu e com telescópio no céu da sua cidade.

Cinco são os planetas que podemos observar a olho nu no céu com ou sem poluição luminosa. São os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O planeta Urano possui um brilho muito fraco, estando no limite observacional sem a necessidade de utilizar um telescópio. Por isso, a observação desse planeta requer condições ideais de contemplação, que muitos nem o consideram como observável a olho nu. Tanto que esse planeta, nem foi relatado em manuscritos pelos antigos, pelo menos até onde temos conhecimento. Além disso, o primeiro registro de observação de Urano foi realizado com a utilização de um telescópio. Após essa descoberta, também com uso de um telescópio e uma bela ajuda da Matemática, Netuno foi “encontrado” via telescópio.

E por que estamos frisando esses planetas?

Durante o anoitecer de meados de janeiro até meados de fevereiro de 2025, o Brasil poderá observar, a olho nu, os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Além desses, os planetas Urano e Netuno também estarão presentes no céu, porém podendo ser observados somente com uso de telescópios. O uso do binóculo não é recomendado para planetas, apesar de poderem ser observados. Mas, muitos dos seus detalhes são perdidos com esse tipo de equipamento.

E de fato, o que é fake e o que é verdade?
Elenco aqui, pelo menos quatro “astrobobagens” que li na internet:

1º – A observação desse evento ocorre numa data específica: FAKE!
É um período de observação que já vem ocorrendo desde meados de janeiro e irá permanecer até meados de fevereiro;

2º – Imagens divulgando os planetas enfileirados: FAKE!
Esse super alinhamento de planetas não está ocorrendo. Os planetas, quando visto do espaço, estão em posições distintas, sendo que cada um está numa posição diferente dentro da sua própria órbita. Quando visto da Terra, eles estão na chamada Faixa da Eclíptica, como sempre estiveram.

3º – Todos os planetas são visíveis a olho nu: FAKE!
Apenas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser observados a olho nu no céu. A observação dos planetas Urano e Netuno, somente mesmo com uso de telescópio.

4º – O próximo alinhamento somente em 2040: FAKE!
A observação dos planetas ao mesmo instante não é tão raro como dizem. Tomando como base o horário do anoitecer, ou seja, sem analisar, por exemplo, durante o amanhecer, teremos as seguintes configurações para:

• Final de janeiro de 2034: Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno;
• Final de janeiro de 2036: Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno;

E assim, segue o bailar dos planetas, como astros errantes que se movem na faixa da eclíptica, tendo como pano de fundo as estrelas das constelações zodiacais.

E o que resta para nós terráqueos?
Observar essas maravilhas dispostas para todos!

Para saber como observar esses planetas e muitos outros eventos astronômicos, assista as lives de terças feiras, às 19h30, da Urânia Planetário e Observatório, onde o Prof. Marcos Calil ensina, em tempo real, como e o que observar no céu da sua cidade.

Em especial, sobre esse tema de observações dos planetas, assista a live: https://youtube.com/live/aBcuC8DMzZw e bons céus!

Matheus Tayti
11917480906
imprensa@uraniaplanetario.com.br
https://www.uraniaplanetario.com.br/
By Ewerton Souza

Deixe um comentário

Veja Também!