O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (15) a compra de 2 milhões de testes rápidos para detectar a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com Doria, eles já estarão disponíveis no sábado (16) no Instituto Butantan. O investimento foi de R$ 114 milhões.
Os testes rápidos serão usados de forma prioritária nas forças de segurança tanto militar, civil, científica e no Corpo de Bombeiros. Depois, serão priorizados os profissionais da Saúde do Estado e dos 645 municípios.
O Governo vai, em parceria com as cidades, identificar os estratos populacionais prioritários para aplicação dos testes. “Esse é um esforço do governo para ampliar a testagem e a rede de coleta descentralizada para os exames.”
Números atualizados
O Estado de São Paulo atingiu, nas últimas 24 horas, 58.274 casos confirmados da covid-19 e 4.501 óbitos em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus. O aumento foi de 7% e 6%, respectivamente.
A taxa de ocupação das UTIs em 68,8% no Estado e em 84,4% na Grande São Paulo. Ao todo, são 10 mil pacientes internados, entre casos suspeitos e confirmados, em enfermarias e terapia intensiva.