Abdon Murad Junior explica como funciona o maior computador do Brasil

0
117

Computadores gigantes certamente servem quando precisamos lidar com um elevado número de informações em curto espaço de tempo, necessitando de todo um suporte elevado.

O computador que é chamado de Fênix HPC possui o equivalente ao processamento de 1 milhão de celulares, esse é o maior computador do Brasil. Abdon Murad Junior explica que mais do que isso, é o maior computador da América Latina e de todo o hemisfério Sul.

O Fênix HPC faz um trabalho totalmente diferente dos computadores convencionais. Em funcionamento desde março do ano de 2019, o computador é usado para processar uma enorme quantidade de dados geofísicos especialmente para a empresa Petrobras.

  • Qual a utilidade do computador?

Certamente para ter um mega computador como é o caso do Fênix HPC, o investimento para tê-lo foi bem alto, Abdon Murad Junior explica que um computador nesse patamar custa milhões de reais.

E é graças a ele, que são processados todos os dados dos sinais captados embaixo da terra. Assim, o computador consegue transformar esses dados em fotos, para que seja feita a extração do petróleo.

 Sem esse procedimento, seria impossível saber o que tem debaixo da terra. E principalmente, onde está exatamente o petróleo que será extraído, por isso sem esse gigante os serviços da petrolífera seriam prejudicados.

Os funcionários da empresa utilizam equipamentos com emissores de ondas, que geram os dados brutos, como se fosse um exame de ultrassom. Abdon Murad Junior fala que ele funciona processando e traduzindo as informações coletadas em imagens das subsuperfícies da Terra.

Portanto, esse computador é bastante útil no dia a dia da empresa, tendo em vista que sem ele se tornaria inviável colocar pessoas para realizarem esse serviço, poderia até mesmo sair mais caro toda essa trabalheira.

  • O que esse computador gigante tem de diferente?

Composto por 11 compartimentos de 1,20 metros de profundidade, onde são instalados os servidores, switches e discos, o maior computador do Brasil passa longe de poder ser comparado com os PCs que costumeiramente temos em casa.

Até para ligar essa máquina gigante, Abdon Murad Junior menciona que não basta ligar um botão e pronto. Para fazer o HPC funcionar requer muito mais que isso, tanto é que, na primeira vez que ele foi ligado, houve todo um “ensaio” antes de fazê-lo funcionar de fato.

Por isso, todo o cuidado e atenção com essa máquina digna de muitos cuidados devem ser poucos, pois a manutenção desse PC enorme é responsável por gerar muitos gastos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui